segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ATÉ QUE ENFIM.

Depois de um pequeno intervalo, falando sobre ameninades , vamos à luta. As pessoas que acompanham o blog viram que, de repente, resolvi dar um tempo na história ou estória que vinha contando sobre minha passagem pela Delegacia de Delitos de Trânsito. Não eu não tinha desistido do assunto. Era só um refresco. Então, vamo que vamo. Cheguei lá, depois de algumas desinteligências com alguns superiores, que tentavam teimosamente fazer com que as coisas andassem em círculos, sem chegar a lugar algum. Não raro é essa a orientação de alguns delegados que, como por encanto, surgem do nada, e viram delegado geral, com todas as benesses que a função proporciona. Esse assunto já foi comentado, e certamente aqueles a quem a carapuça coube vão começar a incomodar, mesmo sabendo que tudo que eu disse é absolutamente verdadeiro. Estava eu acordando pra mais um dia de luta, isso no dia 27 de outubro de 2001, quando o então meu amigo - se assim posso dizer - Ricardo Chab, fazia o maior escândalo: " FAMILIARES DE SENADOR ENVOLVIDO EM ACIDENTE DE TRÂNSITO ' " AGUARDE DETALHES'. Isso de dois em dois minutos, criando aquele espectativa mórbida. Parecia que ninguém se preocupava com o resultado do acontecido. Só queriam saber quem era o político, que segundo ele, havia interferido na apuração. Já nos primeiros momentos, a impressão de uma interferência espúria era clara. Fui eu,como um louco pra Delegacia, até porque a informação que me foi dada pelo plantonista foi de arrepiar: " Não foi nada, um acidentezinho normal, com dois mortos e dois feridos". E daí, foram até o local? Parece que tá dando o maior rolo, anunciei eu preocupado, em contraponto com a tranquilidade do atendente, funcionário exemplar, muito embora, naquele momento demonstrasse uma falta de iniciativa inexplicável. Lamentavelmente, não pode agora me contestar, pois já faleceu há algum tempo. Outras pessoas, todavia, viram e ouviram o diálogo. Sentindo que a coisa começava a tomar proporções que escapavam de um acontecimento ordinário, fui em disparada para a Delegacia, dando o último alerta: " Todas as pessoas que estejam de alguma forma relacionadas ao acontecimento, devem aguardar minha chegada". Já na Delegacia, meu instinto ou intuição, sei lá o que, anunciou que aí se iniciava um novo ciclo na minha vida pessoal e profissional. E não deu outra. Conversando com o pai de uma das vítimas, que estava acompanhado de um promotor de Justiça, conhecido dos tempos em que trabalhei em Ponta Grossa, adentrar a Delegacia, uma mulher que de longe reconheci. Muito embora estivesse descalça, com os cabelos em desalinho, e com a expressão desesperada, de quem havia momentos antes perdido uma filha, identifiquei como a Dona Teresinha - Teresinha Ribeiro Picolo. Teresinha era dona de um restaurante nas proximidades do então CEFET, onde nos finais de tarde se reunia um grupo de amigos, compostos por policiais e funcionários de uma empresa de Digitação, onde meu irmão era sócio. Até por querer muito menos um atendimento célere, e muito mais um conforto, veio diretamente em minha direção. O diálogo que se travou foi curto e marcante: " Minha filha morreu no acidente" Qual das duas? " A mais nova, disse ela". O abraço que se seguiu parece persistir na minha mente até hoje. Não sei se era um pedido de socorro, ou a busca de calor, diferente corpo frio de sua filha, que jazia no IML. Passado aquele momento que pareceu uma eternidade, voltamos à realidade. E a expedição daquela maldita guia de reconhecimento de cadáver, a que já me referi inúmeras vezes, pareceu mais díficil ainda. A emoção, foi substituida pela necessidade de formalidades processuais. Nessas alturas algumas pessoas envolvidas no epísódio já estavam na Delegacia. O motorista do Astra não. Estava hospitalizado. E o motorista da camionete também não. NINGUÉM OUSOU ME DIZER PORQUE. A experiência acumulada em anos de trabalho e os cochichos dos policiais, matou a charada. O Senador Roberto Requião, retirou do local alguém ou algumas pessoas, as quais posteriormente soube serem seus parentes. Essa afirmação, constante dos autos de Inquérito Policial " parentes seus", lamentavelmente não pode ser confirmada, muito embora também nunca tivesse sido desmentida. A identificação do motorista, depois de várias mudanças, se voltou para JOÃO JOSÉ DE ARRUDA NETO, sobrinho do Senador. Logo depois de o dia ter amanhecido, parece que a Delegacia virou o centro dos acontecimentos.Engraçado, lembro-me como se fosse hoje. Ninguém, absolutamente ninguém, naquele momento se preocupava com as vítimas. Queriam saber o que o REQUIÃO tinha feito. Inclusive meus superiores. O início da oitiva das testemunhas, foi marcada por um clima de desconfiança. Não meu em relação a elas, mas delas em relação a mim, Nenhuma delas acreditava que alguma coisa pudesse ser feita contra o todo poderoso, e que já havia dado demonstração de seu interesse pessoal na questão, atropelando a tudo e a todos para a consecução de seus objetivos. Mas, a coisa andou, e como andou. Amanhã eu conto mais um pouco.

15 comentários:

Unknown disse...

Caro "Guará",
Quanto tempo...
que alegria vê-lo por aqui e com um blogg muito bem-humorado, embora tratando de coisas espinhosas da vida e da profissão.
Descobri por acaso a sua nova "ocupação", mas sempre os amigos falam de vc, na nova vida no litoral, ligação com a natureza etc. Sempre fui um admirador do seu trabalho, pela correção e dedicação.
Grande abraço.
Hernani Vieira, jornalista.

Jéssica Isla disse...

Fala meu Delegado...qnto tempo se passou. Estive aí no litoral no final de ano mas ñ te achei foi uma pena.. tanta coisa aconteceu depois da "implosão" da DCCAP coisas muito boas e também muito ruins que só um amigo que nem vc.poderia "dar uma força", mas é assim mesmo. Agora tbm tô aposentado..Onde tê encontro? na mesma casa.,um grande abraço. PS. Vendo a materia do trágico acidente sobre a morte da Aline,parece um filme que volta e muita verdade tem que ser dita.. parabéns pelo blog....Carlinhos Bururu (escrivão aposentado) (is.la@bol.com.br)

Stella Maris disse...

parabéns pela matéria, vou ficar no aguardo do resto da história, att Stella

FLAVIO FAGUNDES FERREIRA disse...

Náo nos demos conta que a abertura politica ocorreu em 1985 e o Parana continuou no mesmo obscurantismo.Até hoje os mesmos personagens estáo presentes, e as mesmas praticas injustas de poder estáo valendo em todos os poderes.Agora,com 500 e tantos municipios que mal se sustentam sozinhose a influencia da jogatina politica em tudo, o pARANÁ É COM RAZÁO O ESTADO MAIS ATRASADO do país.A cumpa é de todos nós, a maioria vendidos por um salário "báo" junto ao governo.Uma pena

Unknown disse...

oi.. gostei muito da materia, estou acompanhando pelo parana online. espero justiça.. pois eles fazem o q fazem e ficam impunes.. e o povo coloca eles no poder novamente.. assasinos cuidando da povo...
obrigado

Unknown disse...

Parabéns pelo seu trabalho. POis são poucos que se interessam a ajudar a sociedade que necessita. Que Deus o abençoe sempre!
Leio todos os dias a matéria!
Parabéns!!!

Cleverson disse...

Como disse o Flávio Fagundes Ferreira, o povo do PR não acordou para essa máfia que, infelizmente, há anos pensa que manda e desmanda em todas as esferas do estado.
Lastimável!!!
E a forma mais simples de dar um basta nisso é convercer o maior número de pessoas próximas a não votar nessa corja!!!
Parabéns pelo seu blog que, a partir de agora, faz parte da minha rotina de boas leituras!!
Abraços,
Cleverson de Freitas, Eng Civil
Atualmente em Brasília/DF
Mas Curitiboca sempre!!!

Unknown disse...

Caro Guara, não te conheço, mas gostaria de te-lo conhecido. Você é dos meus. Sei bem o que é ser pressionada pelos grandes, mas assim como vc nunca tive medo e a pouco tempo mandei um recado para o maluco que vc descreve em sua estória, com cópias para todos deputados. Não tenho medo dele, mas alerto ao povo que pretende votar, que só continuaremos a ser governados por um louco se quisermos. Chega dos desmandos e de tirania. Depois dos filhos criados fui estudar Direito e quando vi o jogo de cartas marcadas me ví falando em voz alta dentro do TJ quando assistia a alguns julgamentos: "o que eu to fazendo aqui?". Todos juizes pararam e olharam pra mim enquanto me levantei e fui embora e quase desisti da faculdade. Sei bem o que é sentir o gosto da decepção, da frustração em querer fazer direito e quem o deveria fazer, marcar as cartas, pressionar, impor o jogo a maneira deles.
Parabenizo por sua coragem ,mas a luta não terminou, nossa estadia nesse mundo só termina quando fechamos os olhos para sempre. Tem muita gente que precisa de nossa boca para se expressar. Tem muita gente que precisa de nossos atos para não morrer de desânimo e de dor e para fazer valer pelo menos um pouco de sua dignidade e direitos. Estarei a ler seu blog daqui por diante. Você é gente boa e isso a gente percebe pelos atos. Inté

Gi Souza disse...

Parabéns pela coragem de expor esta história absurda novamente em cena! Na época,ainda era muito jovem e não acompanhei muito bem a cobertura desses fatos, mas ao ler a matéria no Paraná-Online me veio a mente, a recordação daquele dia, em que um programa de televisão anunciava a notícia, envolvendo um político de alto escalão do Paraná... Queria entender como pode a arrogância de certos políticos não ficar clara à população, que parece estar de olhos vendados à fatos, que podem nos indicar a postura destes políticos perante a vida e à sociedade, o desleixo com que eles tratam a população e cuidam unicamente de "seus" interesses pessoais. Interesses esses, que o fizeram solicitar uma aposentadoria precoce, em vista das pressões sofridas por estes "políticos exemplares". Mas acredito sim Guará que seu trabalho não foi em vão e que como você mesmo deve saber, o sentido da vida, está em fazer aquilo que é correto! Parabéns pela sua coragem, pelo seu empenho e pela sua dedicação em encontrar a verdade!

Fabiano disse...

Infelizmente estamos no Brasil,os que ainda acreditam e lutam por justiça,serão sempre perseguidos e os CANALHAS sempre ficarão IMPUNES. Por esta e outras eu tenho vergonha de ser brasileiro. A única justiça que eu acredito é a justiça divina,esta sim tarda mais não falha,e um dia esses vagabundos,corruptos e sanguessugas do Brasil,ainda irão pagar caro.

Tiago Abreu disse...

PArabens pelas materias...estao otimas..!!!

Anônimo disse...

Nossa Dr. Guaraci! Estou acompanhando os relatos pelo Paraná online, e sinto um misto de nojo, tristeza e revolta de ver a forma podre com que trataram o senhor e as vítimas do acidente com o sobrinho do Requião.Existe ainda uma ultima justiça para julgar este caso, e esta não falha! É a justiça de Deus, nesta os culpados são punidos e os inocentes recompensados!
Grande abraço,

Unknown disse...

Parabéns pela sua coragem.
Agora seu blog faz parte de minha leitura diária.

Anônimo disse...

lamentavelmente a polícia judiciária não possue as garantias constitucionais de independência funcional, inamobilidade, vitaliciedade, que poderiam dar aos agenes públicos citados, a força necessária para conduzir com serenidade um bom trabalho, sem ingência polícia, nem mesmo o cargo de Delegado Geral é concedido por méritos, senão por indicação política, se fosse eleito pelos seus pares, com total independência, a Justiça seria feita sem medos e sem serem MARIONETES de políticos.

Anônimo disse...

GUARÁ SOU TEU COLEGA....QUANTOS SAPOS JÁ DIGERI NA PROFISSÃO. TODAVIA PENSO QUE AS COISAS HÃO DE MUDAR...NOVOS VENTOS ESTÃO CHEGANDO...MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS OCORRERAM EM TODOS OS NIVEIS DE GOVERNO...VC CHEGA DE ASSISTIR NA TV DO "REGUIÃO" SUAS PROMOÇÕES SOCIAIS, COMUNISTA COMO O JORNALISTA BETO ENTREVISTANDO NO BRASIL NAÇÃO,COMUNISTAS QUE FAZEM APOLOGIA A DITARES COMO HUGO CHAVES, EVO MORALLES E FIDEL CASTRO, COMO SE OS PAÍSES DELES FOSSEM O PARAÍSO DO PROGRESSO E DEMOCRACIA; É FÁCIL SER COMUNISTA EM PAÍS COMO O NOSSO E ESTAR BEM EMPREGADO EM ALTOS CARGOS DO GOVERNO. qUERIA VE-LOS EXERCENDO ESSA DOUTRINA JUNTO DO POVO CUBANO OU SENDO JORNALISTA DE OPOSIÇÃO NA VENEZUELA. PIOR AINDA E ASSISTIR A DEMAGOGIA BARATA DO REQUIÃO, QUE AO SAIR DO GOVERNO DEIXARÁ UMA DÍVIDA IMPAGÁVEL PARA O POVO DO PARANÁ, NAS CENTENAS DE AÇÕES DE INDENIZAÇÃO MOVIDAS CONTRA O ESTADO POR CULPA DAS LOUCURAS DELE. CARO COLEGA: NO PRÓXIMO ANO, TUDO IRÁ MUDAR....PARABENS PELA SUA POSTURA....CONTINUE ASSIM....